Implantação do Programa 5S

Concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão do pós-guerra,provavelmente inspirado na necessidade que existia de colocar ordem na grande confusão a que ficou reduzido o país após sua derrota para as forças aliadas, o Programa 5 S, ou mais conhecido no Brasil como housekeeping,demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão, da qualidade e produtividade, utilizado naquela nação.
Foi desenvolvido com o objetivo de transformar o ambiente das organizações e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das organizações.
No inicio de sua aplicação apenas os três primeiros “S” eram abordados, tendo sido incorporados depois o quarto e o quinto (Seiri,Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke).

5 S´sJAPONÊSPORTUGUÊS
1º S Seiri Senso de
Utilização
Arrumação
Organização
Seleção
2º S Seiton Senso de
Ordenação
Sistematização
Classificação
3º S Seisou Senso de
Limpeza
Zelo
4º S Seiketsu Senso de
Asseio
Higiene
Saúde
Integridade
5º S Shitsuke Senso de
Disciplina
Educação
Compromisso


A PEDRA AZUL CONSULTORIA esta preparada com profissionais capacitados e com larga experiência para auxiliá-lo na implantação desta ferramenta de gestão da qualidade.